Rosa Consentino, da ASPREV, nossa coaching em matéria de Previdência. (Piracicaba-SP)

            O educador  coaching tem como objetivo aprimorar e desenvolver habilidades e competências por meio de técnicas emprestadas das mais diferentes áreas da ciência. 

             A grosso modo, digamos que coaching é um trabalho em forma de parceria continuada que estimula e apoia o cliente a produzir resultados gratificantes em sua vida pessoal e profissional.

             Através do processo de coaching, o cliente expande e aprofunda sua capacidade de aprender, aperfeiçoar seu desempenho e eleva sua qualidade de vida. 

            Diferentemente do mentorado o coaching faz uso de suas experiências, mas o que conta mesmo é a capacidade de dar aplicabilidade aos conhecimentos, ou seja, converter os diferentes saberes em prática, ainda que a experiência do coaching não seja tão vasta. 

            Dessa forma o coaching se configura em um processo flexível que pode ser utilizado em qualquer contexto e para qualquer profissional. 

Baixe grátis e-book COMO ENCARAR A DEPRESSÃO

http://www.ferminoneto.com.br/2019/07/baixe-o-e-book-como-encarar-depressao.html

           No caso da Educação, o professor coaching tem como principal objetivo elevar o estudante ao seu potencial máximo e ao alcance de suas metas utilizando as potencialidades de cada sujeito a seu favor e transformando suas limitações em competências. 

           O grande Paulo Freire há 40 anos, portanto lá no século passado (XX), afirmou com propriedade: 

          “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.


          Assim, nesse contexto, cabe ao professor aliar conhecimento com técnicas efetivas para o desenvolvimento pessoal do educando. 

           Os teóricos do conhecimento diante do avanço da Neurociência estabeleceram por volta de 2012-2015 uma relação entre a pirâmide do processo evolutivo, com os 4 Pilares do Conhecimento: 

• Aprender a Aprender: Ambiente e Comportamento. • 

Aprender a Fazer: Capacidade e Habilidades / Crenças e Valores. 

• Aprender a Conviver: Identidade e Afiliação. 

• Aprender a Ser: Legado. 22 Pós-Universo.

 Na Pirâmide do Processo Evolutivo, os elementos se complementam e em conjunto formam a chamada Gestão do Conhecimento.

0 Comentários