Nunca foi simples viver neste lindo Balão Azul. Principalmente porque temos que saber lidar com várias. 


         Trabalhar junto é um desafio incomensurável. No num ambiente de trabalho o desafio é ter a capacidade de se filtrar tudo o que se diz.


          A maiorira de nós passa mais tempo no trabalho do que em outro lugar. 

          Nem sempre é possível nos simpatizar com todos mas ter uma boa relação no trabalho é positivo a vários níveis. 

        Uma relação cordial e saudável no emprego pressupõe que todas as partes se esforcem para que isso seja possível.

       Aqui seguem algumas dicas bem consideraveis. 

        
                     Dizer mal de outros colegas ou do chefe

       Mesmo que uma pessoa tenha todas as características de um bom colega de trabalho, não se deve criar intrigas ou lançar boatos no ambiente de trabalho. A qualquer momento esses comentários podem chegar aos ouvidos das pessoas comentadas, o que pode causar um ambiente de trabalho pesado ou até culminar com alguma demissão.




                      Perguntar o salário dos outros


           É indelicado perguntar ao colega quanto ganha ou deixa de ganhar, principalmente se tiver algum intuito de comparar os salários. Isso pode melindrar e até demostrar uma certa inveja.


                  Partilhar detalhes íntimos e fazê-lo demasiado cedo


           Por muito que se seja uma pessoa expansiva, não se deve começar compartilhando intimidades da vida pessoal, sem o conhecimento de todos os colegas de trabalho. Eles sairaão pensando que estão a bombardeados com informação desnecessária e desinteressante.

    
                    Nunca dar opiniões sobre a vida pessoal


           Por mais que um colega se queixe do marido, da mãe ou dos filhos, o melhor a fazer é não opinar. A pessoa pode estar  desabafando e até se mostrando interessada na opinião, mas tecer demasiados comentários sobre a vida pessoal pode ter o efeito contrário e colocar a pessoa em estado de defesa.


                           Comentar a aparência


           Primeiro porque pode parecer assédio sexual se o comentário for exageradamente elogioso. Por outro, se o comentário for negativo, o ambiente com aquela determinada pessoa nunca mais será o mesmo.


                       Contar detalhes da vida pessoal dos outros


          Se um colega confidenciou um determinado detalhe da sua vida pessoal, muito provavelmente só o fez por existir uma base de confiança, não quebre esse pacto.


                       Reclamar das tarefas que tem de cumprir


           Por muito que o trabalho seja exaustivo, não cai bem reclamar, com palavras negativas e gestos de má vontade ; até porque sempre pode chegar aos ouvidos do patrão.]


 Falar do fim de semana 'louco' que teve ou que está de ressaca


             Nunca e em situação alguma se pode confiar o suficiente num colega de trabalho ao ponto de se confessar que veio ao trabalho de ressaca ou das aventuras demasiado íntimas do fim de semana. sob pena de parecer incompetente e irresponsável.


                            Contar que está à procura de outro emprego


              Se o novo emprego é apenas uma possibilidade e não é certo ainda, o melhor é não contar a ninguém, pois, se se constar no local de trabalho que existe essa vontade de sair, isso pode não  ser contribuição para você.


                          Pedir constantemente dinheiro emprestado


               Pedir dinheiro para tomar um café porque num determinado dia se esqueceu, até passa. Mas fazê-lo constantemente é abuso, deve ser evitado, uma vez que os colegas vão ficar com pé atrás e com uma má imagem e vão passar a comentar isso entre eles, o que desmorona a sua própria credibilidade.

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