Trump estará na festa? E você estará? No dia  5 de junho comemora-se merecidamente o  Dia Mundial do Meio Ambiente. Quais são os motivos palpaveis para festejá-lo em 2019? 

                                                         
               

           Seria bom sabermos os avanços ocorridos com a instituição desse dia pela Assembleia Geral da Nações Unidas em 1972 (faz é tempo).
          O evento mais político que ecológico até agora tem mesmo como objetivo chamar a atenção política de países para aumentar a conscientização da preservação ambiental.
         Em tempos de Donald Trump comandando a voz mundial antiecológica e imperialista é coisa para se preocupar e se preparar.

        https://www.facebook.com/sharer.php?u=http://www.ferminoneto.com.br/2019/06/voce-ja-descobriu-tudo-que-pode-ganhar.html

               


                       

                                      O que é Meio Ambiente?


                                                                                   
          Lembra que aprendemos lá na escola que tudo que é vivo é chamado de Meio Ambiente. As plantas, os animais e tudo que possui vida própria e faz parte do nosso ecossistema pode ser chamado de Meio Ambiente.
       Infelizmente, pelo fato do meio ambiente ser tão rico em biodiversidade, os animais pagam essa conta sofrendo pela ganância do homem.
       Só para ajudar-lhe a se posicionar anote ai as 10 espécies mais ameaçadas no mundo: Tigre, Urso Polar, Morsa do Pacífico, Pinguim de Magalhães, Tartaruga de Couro, Atum Rabilho, Gorila da Montanha, Borboleta Monarca, Rinoceronte de Java e Panda Gigante.
         Em todo nosso território há uma rica vegetação. Temos florestas úmidas, matas, cerrados, manguezais, rios, praia e formações rochosas.
        A fauna é riquíssima em diversidade, e como consequência disso acaba sofrendo os animais entrando em extinção.
        Ainda nem começamos a falar ainda das oprimidas tribos indígenas do Brasil: Arara, Kayapó, Marubo, Tembé, Ticuna, Guarani, Juruna, Asurini, Matis, entre tantas outras.
       Nós temos no Brasil a maior floresta do mundo, a Amazônica, que é amplamente celebrada como o Pulmão do Mundo. Um dos principais focos de cobiça dos líderes mundiais, principalmente Donald Trump, que, se não for tão líder assim, é matreiro e tem o poder de vociferar em nome dos Estados Unidos, que já foram mais unidos em torno da causa do Meio Ambiente nos governos anteriores.
      São alterações que ocorrem no clima da Terra. Essas mudanças ocorrem em diferentes escalas de tempo.
      Há também as reações provocadas por fenômenos naturais, mas na grande maioria das vezes, também pela ação do ser humano.
      Com certeza você já ouviu falar do aquecimento global. Atualmente isso tem sido alvo de diversas discussões científicas. Houve um aumento significativo da temperatura na Terra. Isso ocorreu em consequência da poluição do ar, causando o derretimento do gelo nas calotas polares incluindo o aumento do nível dos oceanos.

           Olhemos agora para a realidade dos Biomas. Bioma representa uma unidade biológica que se caracteriza de acordo com o aspecto da vegetação de um lugar, o solo e a altitude.
          Alguns podem conter fogo natural ou não. Alguns deles são: Florestas Tropicais úmidas, tundras, desertos árticos, florestas pluviais, subtropicais ou temperadas, savanas, entre outros.
          Não se sabe, ao certo, quantos biomas existem no mundo.   São eles: Caatinga (região semiárida e de clima seco), Campos (vegetação composta de herbáceas, gramíneas e arbustos), Cerrado (clima quente e períodos de chuva e seca, árvores esparsas e arbustos) é o segundo maior bioma brasileiro.
          A Floresta Amazônica (maior floresta tropical do mundo com maior biodiversidade do planeta), Mata Atlântica (rico em fauna e flora), Mata de Araucária (composto por árvores aciculifoliadas e pinheiros-do-paraná), Mata dos Cocais (terras semiáridas e solo seco), Pantanal (grande biodiversidade, mais de 3.500 espécies de plantas), Zonas Litorâneas (composta por dunas, ilhas, recifes etc.), Manguezal (área alagada de fundo lodoso e salobro)



0 Comentários