São Bernardino de Siena ensina a lidar com a crítica. O que pode ser melhor?

                         

         Para nos ajudar a lidar melhor com as críticas vamos lembrar do grande São Bernardino de Siena. mas permaneça ai na cal,a, por favor, pois não nos convém falar religião, mas de um belo exemplo de vida social.

        Seu nome era Massa Marítima e ele nasceu aos 8 de setembro de 1380 em Áquila e morreu no dia 20 de maio de 1444. De tímido, criticado e sofrido pregador da fé cristã, Bernardino tornou-se famoso pregador franciscano tão reconhecido ao ponto de tornar-se célebre no século XV em toda a Itália. Ele inventou uma fábula que em Portugal chegou como "O VELHO, O MENINO E O BURRO.

           


       Bernardino falou muito de como lidar com as críticas de forma serena, contando repetidas vezes uma fábula sobre um abade e um de seus jovens monges. 

      O abade diz ao monge para buscar um burro. O abade monta no burro e inicia a viagem, enquanto o jovem monge segue a pé. 

     Quando eles passam pela cidade, um homem reclama que o abade está sendo egoísta, pois o jovem monge caminha na lama. 

     Então o abade desce do burro e pede para o jovem monge ir montado. Mais adiante, um homem os vê e comenta que é muito estranho que um homem velho ande enquanto um jovem segue montado, quando, na verdade, ambos podiam montar no animal. 

     Então o abade também sobe no burro. Mais à frente, um homem os vê e comenta que o abade e o monge estão maltratando o animal. 

    Então, arrependidos e contritos, eles descem do burro. 

    Aparece logo ali na frente deles um outro homem dizendo que os dois são insensatos de caminhar e não montar no burro.


    A partir dessa fábula, Bernardino concluiu e ensinou pelo resto da vida que alguém, em algum lugar, sempre vai criticar por qualquer coisa que você faça ou deixe de fazer. Então, diz ele,  "não se preocupe com as opiniões de outras pessoas". Decida-se e caminhe.

        

0 Comentários