O ser humano precisa de ajuda em todas as fases, mas na adolescência nem se compare. Por isso é preciso conhecê-lo bem, visto que ninguém ama o que não conhece.

Resultado de imagem para adolescentes

Há mitos sobre a adolescência que geram estereótipos prejudiciais a respeito desta fase, pois comprometem a real percepção dos adultos:


MITO 1: Os hormônio alteram o comportamento dos adolescentes fazem com que eles “enlouqueçam” ou “percam a cabeça”. Qualquer comportamento do jovem é justificado com a frase “são os hormônios”;
.
MITO 2: A adolescência é uma época de imaturidade, que quando o adolescente crescer tudo passa. Portanto, se tudo passa, devemos tolerar até passar;
.
MITO 3: Crescer durante a adolescência exige passar da dependência para a total independência dos adultos, não se apoiando n a importância da interdependência. Esse é um pensamento que leva aos extremos: excesso de autoritarismo - “Você precisa ser independente e arcar com as consequências dos seus atos”, excesso de permissividade, por medo da independência – “Você não consegue sozinho, deixa que eu faço pra você”, ou negligência – “Se vira, você já está bem grandinho”.

Texto baseado no livro Cérebro do Adolescente,  de Daniel J. Siegel - Ilustrado por @mari.vidailustrada

0 Comentários