O QUE É ORATÓRIA ?

      Ganho a vida de diversas formas. Uma delas é dar cursos de Oratória, Retórica, Homilética, ou Técnicas para Falar em Público. 

       
        

     Para todos os efeitos, oratória é a arte de falar bem em público e ao público, com a pessoa expressando-se com toda convicção, naturalidade, sem medo de falar em público, sem nervosismo, inibição, com a finalidade de transmitir de forma clara o conteúdo anteriormente preparado.

     A oratória é também uma ciência antiga nascida na Grécia que estuda e ensina como dominar os conceitos e técnicas de convencimento do auditório a respeito de algo do qual se tem necessidade ou convicção.

    Demósteles e Aristóteles, os grandes filósofos que iniciram essa magnifica disciplina do estudo das humanidades com a cognonimada Ciência da Retórica,  deixaram muita coisa importante a respeito. Eles ensinaram um conceito profundo que nos indica os caminhos mais seguros para utilizarmos a palavra em todas as oportunidades que a vida oferecer.

    A Retórica ou a Oratória, tanto faz, na Grécia, foi  chamada de a faculdade de ver teoricamente o que, em cada caso, é capaz de gerar como resultado a persuasão, a resposta concordante da audiência.

     Em primeiro lugar temos que desenvolver a capacidade de pensar com clareza sobre o que queremos transmitir, pois como tudo na vida,começa no raciocinio, no pensamento.

     Ato contínuo fazermos essa poderosa etapa de analise da situação em que vamos falar, temos que imediatamente pensar no efeito que queremos provocar nos ouvintes, nas verdades e valores que desejamos que eles assimilem e sejam convencidos, pois esta é a principal razão da oratória e da retórica.

     Portanto, como se pode concluir, a oratória é grande a arte de falar com beleza em público ou a ciência de saber usar com eificiência e eficácia a palavra falada por sons e gestos diante do auditório, no afã de convencer pessoas para o objetivo pré-estabelecido pelo orador.

      
Quem vai falar em público deve ir com toda coragem e motivação, discriçãoe dominio do assunto, Para falar bem em primeiro lugar deve-se dominar o assunto, ser a gente mesmo, sem disfarces e sofisticação, ser autêntico, espontâneo e falar de forma descontraída.

Na oratória, falar bem é muito simples: tenha algo a dizer, diga bem o que tem a dizer e após o ter dito, fique calado.

Falar bem em público é sentir o que se fala e acreditar no que se fala, pois esses são dois verbos que atraem a simpatia do público.


0 Comentários