Você tem medo do novo? Sabe lidar com a sensação de tempo perdido? 



Ser uma pessoa realizada requer de nós uma força muito grande que cada um carrega dentro de si, mas muitos reprimem: a ousadia. Ter ousadia é o que nos permite, além de sonhar, construir nossos caminhos e ser feliz já durante o trajeto, antes mesmo de realizar o que tanto se quer.

Na realidade, muitas pessoas ficam se sentindo presas a padrões de comportamento e de pensamento que as travam e sofrem muito com o mal-estar causado por essa tentativa de querer ser aceito pelos outros.

Mas e a infelicidade de viver uma vida que você não reconhece como seu maior desejo? Será mesmo que vale à pena satisfazer muito mais a vontade dos outros do que as suas? Essa pergunta só pode ser respondida por você mesmo, sentindo a ordem ou desordem que habita dentro de si.

COMO LIDAR COM A SENSAÇÃO DE TEMPO PERDIDO?
A sensação de ter desperdiçado tempo causa arrependimento e culpa. Mas será que esse é o caminho para aprender a lidar com as situações da vida? Será que reclamar e ficar preso a momentos do passado vai te ajudar a se sentir melhor? E quando a pessoa busca culpar o outro pelos seus fracassos?

Para a Psicanálise, isso demonstra muito mais sobre a pessoa em si do que sobre o outro. É por esse viés que se pode aprender a crescer, amadurecer e não ficar esperando que os outros sejam responsáveis pela sua felicidade ou infelicidade.

Aliás, viver em equilíbrio requer de nós aprender a viver com os altos e baixos da vida e, mesmo assim, não sofrer, porque isso é opcional. 

Por TAÍSA BOHRER

A análise faz qualquer pessoa ser um próprio analista de si, pois você começa a não só questionar as razões, mas descobrir como você é muito mais capaz e forte para lidar com as situações vivenciadas. Não se trata apenas de falar das suas fraquezas, e sim de explorar o que você tem de melhor dentro de si.

Com o apoio de um bom Psicanalista, você consegue entender as mensagens que seu inconsciente traz através de seus sonhos, do uso de suas palavras e atitudes que você toma na sua vida. Com isso, você aprende a não lutar mais contra si mesmo(a) por algum motivo e a fazer as pazes com o que você tem dentro de si.

Muitas pessoas acreditam que a Psicanálise fica apenas atenta à infância e a relação com os pais, mas na verdade, estar em análise é aprender a lidar com a vida, independente do momento em que se vivenciou as experiências. Realmente é um processo libertador dos sofrimentos passados e que nos permite renascer tendo uma outra visão de mundo e sobre nós mesmos.

É simples, basta você ter alguma questão dentro de si que queira mudar e melhorar. Toda pessoa é capaz de alcançar grandes mudanças em sua própria vida e conseguir lidar melhor com a realidade. Não são apenas pessoas com depressão, ansiedade, por exemplo, que buscam ajuda. A Psicanálise também ajuda quem não consegue dar seus passos com segurança ou se sente muito preso ao que o outro quer.

Ter alguma situação que te angustia também pode ser um motivo para buscar ajuda, como a perda de um ente querido ou outros tipos de lutos que não acabam seus ciclos, como a perda de um emprego e o final de um relacionamento.

Pessoas muito indecisas, irritadas e até mesmos curiosos sobre o assunto podem procurar ajuda, porque os divãs são feitos para qualquer um que busca aprender mais sobre si e sobre sua relação com os outros também.

Começar a mudança que você quer que aconteça no futuro requer coragem e vontade no presente. Então, se você quer melhorar de vida, comece hoje mesmo a buscar se conhecer e a se desafiar a ir rumo ao seu verdadeiro desejo.



0 Comentários